Get Inspired

Métodos e Técnicas de Amostragem, Monitorização e Análise de Fauna Piscícola Dulciaquícola

Os peixes que ocorrem em água doce são considerados o grupo mais ameaçado de vertebrados de Portugal Continental, com 63% das espécies classificadas nas categorias de ameaça Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU), sendo urgente a realização de estudos técnico-científicos dirigidos a estas espécies que permitam aumentar o conhecimento sobre as mesmas e contribuir para a sua conservação e gestão sustentável. Por outro lado, as comunidades de peixes dulciaquícolas, e o estudo das suas características, são elementos fundamentais para medir o estado ecológico dos ecossistemas aquáticos no âmbito da Diretiva Quadro da Água. Tendo em conta a importância deste grupo biológico, este curso tem como principal objetivo dotar o público interessado com o conhecimento base necessário para a aplicação de diferentes metodologias de amostragem, monitorização e análise dirigidas ao estudo de peixes de água doce.

Os conteúdos programáticos do curso são:

– Componente teórica (~8h):  (i) Introdução aos peixes de água doce dos rios Portugueses; (ii) Capturar para estudar e monitorizar: a utilização de pesca-elétrica e de redes experimentais como técnicas de amostragem; (iii) Monitorização do movimento e comportamento de peixes com recurso a técnicas de biotelemetria; (iv) Utilização de técnicas de biologia molecular para monitorização das comunidades piscícolas; (v) Avaliação e monitorização de contaminantes em espécies piscícolas; (vi) Métodos de análise e modelação da distribuição de espécies em ambientes dulciaquícolas.

– Componente prática (~4h):  Realização de saída de campo a curso de água da região, nas imediações de Évora (e.g., rio Degebe) para demonstração prática dos principais métodos de amostragem de fauna piscícola dulciaquícola (e.g., sessão de pesca elétrica) e de técnicas de marcação e monitorização de peixes com equipamento de telemetria.

Pedro Raposo de Almeida
Carlos Manuel Alexandre

Bernardo Ruivo Quintella
Catarina Sofia Mateus
Sílvia Pedro
Joana Boavida-Portugal

MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade de Évora.

Alunos do nível superior, profissionais da área de formação ou outros interessados, incluindo público internacional.

Não aplicável

Estudantes: 50€