Get Inspired

Medição, Modelação e Seleção de Áreas Para a Conservação da Biodiversidade – Desafios Climáticos e Socioeconómicos

O curso cobrirá conceitos fundamentais no planeamento da conservação da biodiversidade; os factores físicos e humanos que determinam a distribuição espacial e temporal dos organismos; as ferramentas, de última geração, que apoiam a tomada de decisões (onde e quando estabelecer áreas protegidas), bem como os grandes desafios e linhas de investigação futura na Era dos Big Data. Os participantes terão a oportunidade de:

1) reconhecer a natureza multidimensional da biodiversidade, os seus benefícios e principais ameaças (ex. alterações climáticas e usos do solo);
2) formular modelos simples para predição da distribuição de espécies no espaço e no tempo (modelos de nicho ecológico);
3) navegar pela história recente do planeamento estratégico para a conservação da biodiversidade;
4) entender os aspectos científicos envolvidos na alocação estratégica de recursos para o estabelecimento de áreas protegidas – uma abordagem nada trivial.

Os participantes serão iniciados aos princípios gerais da optimização e seus métodos de resolução. A discussão focar-se-á sobre a natureza flexível de algumas destas técnicas dado que permite: 1) a integração de um gradiente de complexidade (definido pelo tipo e natureza dos dados); 2) o controlo da incerteza emergente de qualquer abordagem preditiva, e 3) o uso de regras gerais que permitem robustecer as decisões face a cenários imprevistos.
O enfoque do curso far-se-á sobre os modelos de alocação de recursos cujos princípios gerais são traçados, quer com base na maximização dos benefícios ecológicos (ex. persistência de espécies, conectividade de habitats), quer na minimização de custos (ex. financeiros, competição com outras actividades pelo uso do solo). Serão introduzidos quatro modelos de priorização de áreas para protecção, que ilustram diferentes objectivos e requisitos. Os modelos estão integrados nos aplicativos computacionais: Marxan; Zonation, MulTyLink e iC5.

O curso está estruturado em aulas teóricas gerais intercaladas com sessões práticas em grupo, feitas ao computador.

Diogo André Alagador

Diogo André Alagador

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade de Évora (CIBIO-UE).

Estudantes universitários, mestrandos, doutorandos e profissionais das áreas das ciências biológicas, ambientais, entre outras.

Não aplicável

Estudantes: 75€