Get Inspired

Abordagens Moleculares em Ecologia da Conservação

Descrição

O presente curso irá focar-se em metodologias moleculares que constituem ferramentas essenciais para a investigação dos processos funcionais da ecologia terrestre e aquática. Esta abordagem é inovadora em Biologia da Conservação e associada às metodologias mais tradicionais permite compreender processos complexos de resposta das comunidades às condições do habitat. Este curso irá explorar metodologia avançada no estudo dos processos ecológicos em diferentes ecossistemas, nomeadamente em ambientes terrestres e aquáticos através da aplicação na filogenia e metabarcoding de comunidades para identificação de espécies e alteração de biodiversidade através:

– Introdução a “Biologia Molecular” e conceitos fundamentais de “Filogenia”.
– Introdução aos “Meta estudos”: DNA metabarcoding de comunidades (exemplo do 18S e 16S do DNA ribossomal para a identificação de espécies como por exemplo microbioma e comunidades intertidais marinhas.

Coordenador(es)

formador(es)

unidade responsável

MARE – Marine and Environmental Sciences Centre e MED- Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, da Universidade de Évora.

Destinatários

Alunos do nível superior, profissionais da área de formação ou outros interessados.

Computador pessoal

Nº mínimo de participantes

Nº máximo de participantes

Preço