Get Inspired

Criar objetos: Desenho Vetorial e Fabricação Digital

Fabricação digital é a produção de objetos físicos a partir de desenhos (modelos) construídos no computador. As tecnologias de fabricação digital e prototipagem rápida são características de maker spaces como o _ARTERIA_LAB, um laboratório para a experimentação, prototipagem e investigação transdisciplinar no cruzamento entre a arte, a ciência, o design e a tecnologia.
No maker space do _ARTERIA_LAB temos à disposição diversos equipamentos de fabricação digital que, aliados à criatividade, permitem fazer quase tudo.

Neste workshop vamos dar a conhecer as técnicas básicas de desenho digital e produzir os desenhos realizados recorrendo a máquinas de prototipagem rápida: cortadora de vinil, cortadora laser, fresadora CNC.

Conteúdos do workshop:

– Desenho digital 2D em Inkscape

– Cortadora de vinil
    adaptação do desenho vetorial
    operação da máquina de corte
    produção de autocolante

– Cortadora laser
    preparar um puzzle 2D para cortar a laser e montar em 3D
    adaptação do modelo à cortadora
    operação da cortadora laser
    produção de objeto 2D/3D

– Fresagem CNC
    preparar um puzzle 2D para cortar na fresadora CNC
    adaptação do modelo à Fresadora
    operação da Fresadora CNC
    produção de objeto 2D/3D

– Projeto individual
    após a aprendizagem das técnicas básicas de desenho vetorial e produção digital, os participantes serão desafiados a criar o seu próprio objeto, recorrendo às técnicas aprendidas e máquinas de prototipagem rápida disponíveis no _ARTERIA_LAB.

Natália Melo

Marius Araújo

_ARTERIA_LAB da Universidade de Évora.

Alunos do nível secundário (finalistas do 10º ano, 11º ano e 12º ano)

Preço (Opções)

Opção 1 – Curso: 80€

Opção 2 – Pack completo Curso + Atividades Matinais + Alojamento + 4 Refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar): 180€

Quando 19 a 23 julho
Língua Português
Local _ARTERIA_LAB – Oficina 5, Edifício Clara Menéres, Colégio dos Leões, Universidade de Évora.