Inspira-te

MultiOmics para Iniciantes: Explorar Big Data

Estás interessado em aprender sobre a análise de grandes conjuntos de dados?  Este curso de verão acolhe alunos em formação, doutorandos e investigadores interessados em  aprender os princípios básicos da análise de dados resultantes de diferentes tecnologias ‘Omic’ – Genómica, Metagenómica, Transcriptómica e Metabolómica. Durante este curso de 5 dias serão introduzidos às ferramentas necessárias para entender os estudos MultiOmics, que incluirá a apresentação de recentes casos de estudo de vários Investigadores. Este curto curso de verão (20 horas) irá focar-se nos seguintes tópicos:

1. Vamos começar – Noções básicas e filogenética- Breve introdução aos conceitos relacionados com as Omics; Quem é quem nas minhas amostras? noções básicas de filogenia; Ferramentas para criar árvores filogenéticas.
  2. Metagenómica microbiana – Abordagens, aplicações e análise de dados
  3. Genomas – Introdução à Genómica Microbiana, Ferramentas de Sequenciação e análise de dados.
  4. Transcriptomas- Introdução e aplicações em transcriptomas eucariotas; análise de expressão diferencial de genes.
  5. Metabolómica – Extração, identificação e quantificação de metabolitos por cromatografia acoplada a espectrometria de massa, tratamento e apresentação de dados.

Clarisse Brígido
Cláudia Vicente
Esther Menéndez
Jorge Faria
Margarida Espada

Clarisse Brígido
Cláudia Vicente
Esther Menéndez
Jorge Faria
Margarida Espada

MED – Instituto Mediterrâneo para  Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora.

Estudantes universitários, mestrandos, doutorandos e profissionais interessados de várias áreas.

Não aplicável

Estudantes: 35€