Get Inspired

VetWeek: Uma Semana na Vida de um Estudante de Medicina Veterinária

[ vagas já esgotadas ]

Descrição

Já imaginaste como será uma semana na vida de um estudante de Medicina Veterinária?
Queres viver essa experiência? Esta é a tua oportunidade.
No decurso desta semana serão abordadas as várias vertentes dos estudantes de Medicina Veterinária, em contexto de sala de aula, de laboratório e atividades complementares.

Dia 1 -No primeiro dia deste curso terás a oportunidade de conhecer a estrutura do curso de Medicina Veterinária e as respetivas saídas profissionais. Vais também ter oportunidade de conhecer a Herdade da Mitra onde funciona o curso de Medicina Veterinária, e os diferentes animais e sistemas de exploração presentes na herdade.

Dia 2 – Uma aula da disciplina mais temida do curso de Medicina Veterinária: mito ou realidade?
Neste dia vais assumir o papel de um aluno de Medicina Veterinária em contexto de sala de aula e assistir a uma aula da disciplina mais temida do curso de Medicina Veterinária – uma aula de Anatomia. Embora os animais domésticos façam parte do nosso dia-a-dia, a sua anatomia constitui um enigma para a generalidade das pessoas. Conheces os ossos que compõem o esqueleto dos animais? Tens ideia que informações te podem dar os ossos? Neste curso vais ter oportunidade de conhecer o nome dos ossos que constituem o corpo dos nossos animais e a sua disposição, assim como algumas diferenças entre espécies.

Dia 3 – Case study
Cada vez mais, os estudantes têm um papel ativo na aprendizagem, o que se reflete no processo de ensinar e ser ensinado. Durante o curso, os estudantes de Medicina Veterinária dedicam muito do seu tempo ao estudo dos mamíferos. Tens ideia dos mamíferos mais estudados e das principais diferenças entre eles? Dos sistemas que constituem os mamíferos, qual o mais diferenciador? Como sabes, os animais têm regimes alimentares diferentes. Já pensaste como será a anatomia do aparelho digestivo dos omnívoros, carnívoros e herbívoros?

Dia 4 – Atividades complementares e hospitalares
Durante o curso, os estudantes de Medicina Veterinária desenvolvem diversas atividades complementares em diferentes áreas da Herdade da Mitra. Tens contacto com equinos? E bovinos? Neste dia terás oportunidade de acompanhar o maneio de equinos e a ordenha de vacas de leite.

Dia 5 – Um dia em contexto de laboratório
As aulas dos alunos de Medicina Veterinária também passam pelos laboratórios. Neste dia terás oportunidade de conhecer as regras básicas de laboratório e participar em algumas atividades. Sabes como é feito um xarope? E um comprimido? Já observaste células sanguíneas ao microscópio? Neste curso terás oportunidade de observar células
ao microscópio e preparar algumas formas farmacêuticas em ambiente de laboratório.

Coordenador(es)

Ana Isabel Rocha Faustino
Maria João Lança

Formador(es)